COMO UM ADULTO PODE PARTICIPAR?

Um adulto pode atuar de muitas formas dentro de um grupo Escoteiro.



Veja abaixo as principais funções e, após escolher uma (ou mais!) delas, preencha esse formulário ou procure nossa diretoria.

CARGOS / FUNÇÕES
O Escotismo conta com trabalho voluntário de adultos com mais de 21 anos, mesmo sem qualquer experiência anterior. Geralmente os voluntários são pais e parentes dos escoteiros ou antigos membros. 

ESCOTISTA OU CHEFE ESCOTEIRO
O Chefe Escoteiro atua diretamente com os jovens, nas diversas atividades educativas do escotismo. 


Qualquer pessoa, sem qualquer experiência prévia, pode ser um escotista.



Para tal, o candidato passará por uma entrevista e terá um período de treinamento monitorado e participará dos cursos de treinamento oferecidos pela União dos Escoteiros do Brasil.


DIRIGENTE
Outra alternativa é atuar como “dirigente” do escotismo. Nesta atividade poderá colaborar em funções administrativas e de apoio, como secretaria, finanças, almoxarifado, compras, preparo de eventos e tantas outras. Todos os Grupos de escoteiros necessitam de uma equipe para dar suporte aos que estão envolvidos diretamente nos projetos educativos.


ESPECIALISTA
Também é possível ajudar como instrutor em habilidades específicas, tanto profissionais como em habilidades adquiridas ao longo da vida. Exemplos destas habilidades são: cozinha, informática, marcenaria, mecânica, biologia, secretaria, primeiros socorros e outras.
O objetivo é ajudar os jovens na conquista de suas especialidades, que é um desafio proposto aqueles que desejam conhecer mais sobre uma determinada área, ajudando inclusive em sua profissionalização.


Qualquer profissional também pode contribuir, utilizando suas habilidades específicas, ao prestar serviços gratuitamente. 


COMISSÃO DE PAIS
Um grupo nada mais é que uma Associação de Pais. Quando esses procuram o Grupo Escoteiro, significa que eles acreditam que o Escotismo trará benefícios para seus filhos. Para tal, eles se associam ao Grupo e seus filhos participam na condição de beneficiários, usufruindo de um trabalho de complementação educacional que objetiva ampliar a educação que é proporcionada pela família, escola e religião. 

Neste contexto, cabe aos pais contribuir com os voluntários, a fim de proporcionar condições adequadas para o desenvolvimento deste trabalho.


Os pais são nossa equipe de apoio em excursões ou acampamentos. Na sede é sempre importante a colaboração de adultos para diversas funções como: ajudar na compra de materiais, organização de filas, auxilio na elaboração de comida, limpeza,  em projetos que o Grupo Escoteiro necessita tais como levantamento de preços de materiais de acampamento, participando das campanhas financeiras com o propósito de levantar recursos financeiros. A Lojinha do Grupo, que vende distintivos e outros produtos, também precisam de ajuda para atender de forma eficiente aos membros do Grupo.



APOIADOR 
Você também pode ajudar apoiando nosso grupo divulgando e/ou participando dos nossos eventos e projetos sociais;


COMO PARTICIPAR
Se você é homem ou mulher: 
.: reto de caráter
.: limpo de pensamento
.: leal
.: digno de confiança
.: que respeita a Deus, a natureza, ao próximo e a sim mesmo
.: deseja contribuir para uma sociedade mais justa e feliz 
.: procura amizade, vida em equipe e novas experiências

Agende uma reunião preenchendo nosso formulário: FORMULÁRIO DE CADASTRO DE ADULTOS