World Organization of the Scout Movement


União dos Escoteiros do Brasil


APRESENTAÇÕES GERAIS


Grupo Escoteiro Lobo Guará
12° MS



Grupo Escoteiro Lobo Guará

Sediado atualmente na Seleta - Sociedade Caritativa e Humanitária, na Rua Pedro Celestino, 3283 - Centro, é uma associação civil de direito privado e sem fins lucrativos, de caráter educacional, cultural, beneficente, ambiental e filantrópico, destinado à prática da educação não formal sob a forma do Escotismo.

O que é o Grupo Escoteiro?

Muito mais do que uma Organização, um Grupo Escoteiro representa um ambiente saudável, estimulante e desafiante para o desenvolvimento pessoal dos jovens e adultos, proporcionando atividades atraentes e educativas, adequadas às diferentes faixas etárias.
Quando um jovem ingressa no Grupo Escoteiro Lobo Guará, sua família terá a oportunidade de seguir um caminho que proporciona o desenvolvimento do ser humano e oferece a possibilidade de dedicarmos nosso tempo e nossas habilidades para fazermos outras pessoas felizes.

Além do evidente benefício aos jovens, esta atitude proporciona aos pais uma agradável convivência, onde é possível aprender, ensinar e compartilhar experiências, ao mesmo tempo em que se acompanha de perto o desenvolvimento dos filhos. O fundador do escotismo costumava dizer que “Não existe ensino melhor que o exemplo”.


A colaboração, portanto, é fundamental para o desenvolvimento de todos!


A Missão do GELG

Através do Escotismo ser um grupo de excelência na educação e formação de jovens, contribuir para a formação de pessoas íntegras, reto de caráter, bons cidadãos sabedores dos valores sociais e familiares, que saibam aplicar os conhecimentos adquiridos para o caminho do bem, que sejam uteis e participativos em suas comunidades.
Por meio de um sistema de valores baseado na Promessa e na Lei Escoteira, através de adultos voluntários comprometidos com a melhoria contínua, o GELG quer compartilhar as experiências e valores para ajudar a construir um mundo melhor aonde se valorize a realização individual e a participação construtiva em sociedade, sem abdicar de um ambiente alegre e que privilegie a aventura, diversão e o aprendizado.

A Visão do GELG

A visão do G.E.L.G é tornar-se referência na educação e formação de jovens, ajudando no desenvolvimento de suas potencialidades físicas, intelectuais, sociais, afetivas, espirituais e em especial do caráter.
Levando-os a desempenhar, como cidadãos responsáveis, participantes e uteis em suas comunidades, relevante papel na construção de uma sociedade mais justa, fraterna e solidária.

Os Valores do GELG

O G.E.L.G busca permanentemente ética, respeito, honra, responsabilidade, competência, lealdade, fraternidade, cortesia, e altruísmo, em todas as ações e relações. Prioriza a segurança dos jovens, física e emocional. Valoriza o trabalho em equipe, onde dividamos o trabalho entre todos na aceitação permanente de que cada um faz o seu melhor possível.
Respeita e incentiva a participação de pessoas de toda as origens sociais, etnias e credos. Valoriza a diversidade e dignidade humana com defesa de iguais oportunidades de inserção social.
Compromete-se ainda em acompanhar as inovações e aspirações dos jovens e da sociedade, respeitando e integrando sempre as tradições e cultura do grupo.

As Atividades do GELG

No Grupo Escoteiro Lobo Guará, as reuniões são semanais, ocorrendo normalmente nas tardes de sábado, das 14h30min às 17h30min.
No escotismo, os jovens aprendem diversos valores através de disputa sadia em jogos, brincadeiras, desafios, concursos e viagens, sempre convivendo com outros jovens, organizados em equipes, onde exercitam a liderança, a cooperação e o espírito de equipe.  
O escotismo é um movimento organizado mundialmente. Nosso Grupo procura participar de atividades com escoteiros de outras cidades, estados e países, promovendo o contato com jovens de outras culturas, fortalecendo a fraternidade escoteira e o respeito à diversidade.
Portanto há muitos acampamentos, acantonamentos, jornadas e excursões, todos organizados em finais de semana, feriados ou férias escolares.
A participação nas atividades externas é fundamental para o desenvolvimento dos jovens. Nelas ocorre maior interação entre eles e entre os jovens e os chefes, proporcionando um aumento na confiança e no aprendizado, fortalecendo as relações de amizade e respeito.
Há ainda inúmeras atividades comunitárias como arrecadação de agasalhos, arrecadação de fraldas para gestantes carentes, arrecadação de fraldas geriátricas para asilos, campanha de doação de sangue, campanha de brinquedos para crianças carentes, Muteco – (Multirão de Ação Ecológica) são atividades focadas na natureza em prol da comunidade. Mutecom – (Multirão de Ação Comunitária) são atividades focadas na sociedade em prol da comunidade.
Festa das Nações - Realizado na sede do Grupo Escoteiro Lobo Guará, aberta a comunidade, com o intuito dos jovens de mostrar seus conhecimentos sobre os países do Conesul.



MUTECOM (Multirão Nacional Escoteira de Ação Comunitária)

Campanha do Abraço Realizada no Parque das Nações Indígenas com a comunidade em comemoração ao dia mundial do abraço. A missão é sair por aí abraçando estranhos na tentativa de trazer novamente o brilho para a vida das pessoas que atualmente se fecham devido grande insegurança das grandes cidades. O efeito que a campanha dos abraços criou foi fenomenal, resgatando um pouco o convívio social e o contato humano.



Campanha de Arrecadação de Fraldas para Gestantes Carentes

Realizado em conjunto com a SELETA, entidade beneficente que organiza e monta um Kit Gestante para distribuir as mães carentes. O Grupo Escoteiro Lobo Guará sempre sensibilizada com a comunidade participou ativamente da arrecadação.




Campanha Para um Trânsito Melhor

Realizado nas dependências do posto da Policia Rodoviária Federal. Com o intuito dos jovens do Grupo Escoteiro Lobo Guará sensibilizar os motoristas para cuidados com seus atos no trânsito, contribuir para uma direção defensiva.


Desfile Cívico

Realizado em comemoração ao aniversário da cidade de Campo Grande.


Desfile Cívico

Realizado na abertura solene dos Jogos Escolares de Mato Grosso do Sul, desenvolvida e apoiada pelo governo do estado. 


Atividade Cívica

Realizado nas dependências do batalhão Comando Militar do Oeste, em comemoração à Semana do Exército.


MUTECO (Multirão Nacional Escoteira de Ação Ecológica)

Realizado no Parque das Nações Indígenas, os jovens do GELG com a participação da comunidade fizeram plantio de várias mudas de árvores no parque. Contando com a parceria e apoio da Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul).


Atividade Comunitária

Realizado no Asilo São João Bosco, os jovens do GELG fizeram uma tarde de atividades para os idosos deste recanto.

Quem participa do movimento?

O movimento escoteiro é feito para TODOS. Os jovens entram a partir dos 6,5 anos e vão até os 21 anos. A partir daí se tornam adultos voluntários e não há limite de idade para servir ao escotismo.




Ramo Lobinho

A Alcateia é o ramo para as crianças de 6,5 a 10 anos de idade de ambos os sexos. O programa educativo e as etapas do lobinho visam os primeiros ensinamentos para a vida no campo, vida em equipe e desenvolvimento da liderança.
A atmosfera que criamos na Alcatéia está ligada a uma fantasia que é inspirado no "Livro da Jangal", de Rudyard Kipling, resumido em "Mowgli, o menino-lobo".  A evocação constante dos episódios lá ocorridos introduzidos em nossas conversas com os lobinhos, nos relatos, nas dramatizações, nos cantos e danças, nos jogos e brincadeiras, que as crianças vivenciam de maneira divertida como atores e não como expectadores, cativam suas mentes e estimulam sua imaginação fazendo-as sentir que conhecem e convivem com os personagens e os lugares da Jângal.
O Fundo de Cena aliado ao Método Escoteiro cria uma atração irresistível às crianças e não menospreza a sua capacidade para perceber onde termina a fantasia e começa a realidade. 
No Ramo Lobinho a ênfase é no processo de socialização e a criança aprende a se preparar para, quando tiver a idade certa, seguir para a Tropa Escoteira.

Ramo Escoteiro

Entre os 11 e 14 anos, neste ramo o jovem é o principal da atividade, ele é quem prepara, desenvolve e avalia, com o suporte dos escotistas. Aprende fazendo, ou seja, em forma de atividades, essas atividades dão ao jovens experiências que podem influenciar positivamente no seu comportamento.
Exemplificando, plantar árvores e promover seu crescimento, para entender sobre natureza; compartilhar bens pessoais com outros para entender o que é solidariedade; cozinhar para o consumo próprio e limpar após, ajuda a incorporar essas atividades essas habilidades no dia-a-dia.
Afirmam também que aprender fazendo é aprender descobrindo, o resultado é que o conhecimento, atitudes e habilidades são assimiladas de uma forma mais profunda e duradoura.
Ramo Sênior
O Ramo Sênior é formado por jovens com idades entre 15 e 17 anos, e incentiva a superar seus próprios desafios.
É a etapa que se conhecem melhor, aceitam suas características e suas diferenças de um jeito mais simples, e entendem melhor nossa própria personalidade.
Com a tropa sênior vivem verdadeiras aventuras: rapel, navegar, acampar por vários dias, fazer trilhas e escaladas, aprender jogos e atividades mais desafiadoras e são incentivados a superar obstáculos e desafios.
O lema é estar Sempre Alerta a tudo que acontece ao redor.
A partir do momento que completamos 17 anos, e no máximo antes dos 18, se despede da tropa sênior e parte para o Ramo Pioneiro, após uma Cerimônia de Passagem.


Ramo Pioneiro

A partir dos 18 anos, e até os 21 incompletos, integramos o Ramo Pioneiro.
É hora de fazer os planos de vida. O lema agora é “Servir”, a aventura não é mais simbólica ou imaginária, pois experimentam o papel real do adulto por meio do serviço e das atividades de desenvolvimento comunitário.
O cotidiano no clã há bastante liberdade, e são cientes da responsabilidade que isso traz, são eles que organizam as próprias atividades. Esse é o período em que entram na vida adulta, e estão concluindo a formação dos valores e princípios.
Mesmo estando no clã, já podem participar como adultos voluntários em outros Ramos atuar ativamente em nossas comunidades. Prestes a completar 21 anos, é chegada a hora de encerrar a caminhada como jovem no Movimento Escoteiro. A Cerimônia de Partida marca essa etapa, que pode ser seguida pela vida escoteira no papel de membro adulto voluntário, como chefe escoteiro.

Chefes Escoteiros

São voluntários que tem o papel de educadores dos jovens dentro do Grupo Escoteiro. Juntamente com os jovens, planejam as atividades que irão desenvolver a liderança, a sociabilidade, a cidadania, a espiritualidade, a assertividade e a autonomia entre outros aspectos de sua educação. 
Orientam os passos dos jovens, ajudando-os em seu processo de autodesenvolvimento. Os adultos interessados em se tornar escotistas devem participar de cursos oferecidos pela UEB – União dos Escoteiros do Brasil e serem avaliados pela diretoria de um grupo escoteiro.
Se você desejar conhecer melhor os passos para se tornar um escotista, converse com os chefes do seu filho ou da sua filha.
O trabalho é voluntário, mas todas as despesas de participação dos escotistas em cursos e viagens escoteiras - acompanhando os jovens nas atividades - são custeadas pelo grupo escoteiro.

Diretores e Coordenadores

Pais que desejarem fazer seu melhor possível, servindo de forma mais dedicada ao grupo escoteiro, podem assumir funções em nossa diretoria ou na coordenação de eventos ou comissões.
Vejam no final deste manual, as diversas diretorias em que qualquer um pode contribuir. Para isso, basta ter uma conversa com a nossa diretoria para tentar encontra o melhor lugar em que seus talentos ou sua vontade possa fazer a diferença.

Os Pais

Os pais têm papel fundamental dentro do Escotismo. São os principais parceiros no processo educativo escoteiro, garantindo a manutenção da estrutura física e a arrecadação de recursos para o financiamento das atividades escoteiras.

Enquanto os chefes escoteiros (também chamados de escotistas) criam o estímulo e as oportunidades, os pais devem encorajar as suas iniciativas fornecendo os recursos materiais e humanos, acompanhando o cumprimento das competências que fazem parte do método escoteiro de desenvolvimento do jovem.

Muitos pais interessados em participar mais diretamente das atividades, para que possam estar em contato com os jovens, tornam-se educadores escoteiros e passam a integrar a Chefia. Outros podem integrar equipes de trabalho assumindo até mesmo cargos na diretoria do Grupo Escoteiro. 

Os pais podem atuar diretamente na administração do grupo trabalhando na secretaria, na tesouraria, no caixa, na manutenção, na arrecadação de fundos, na cozinha e em outros setores que se façam necessários, sempre de acordo com suas habilidades, interesses e disponibilidade. Mas, o principal é tentar participar de todos os eventos do grupo, onde se requer uma dedicação mais concentrada de trabalho.

Parceiros e colaboradores
 Para atingir os seus objetivos o Grupo Escoteiro Lobo Guará conta com a colaboração de experientes profissionais das diversas áreas e de parceiros com entidades e associações, de empresas e estabelecimentos comerciais.

Festas e Eventos

Os eventos realizados pelo Grupo Escoteiro têm os objetivos de angariar fundos, contribuir com a comunidade e promover o congraçamento das famílias.
O Grupo depende apenas de suas festas e da generosidade de seus membros (doações) para obter os recursos que sustentam as atividades escoteiras. 
O objetivo principal é o de reforçar a arrecadação. Em muitos eventos, são solicitadas doações das famílias (ex.: bebidas, enlatados, verduras, legumes e outros ingredientes).
No início do ano, em geral nos meses de abril ou maio, os jovens entre 15 e 18 anos tem a oportunidade de serem responsáveis pela organização de uma de nossas festas. O objetivo principal é pedagógico, sendo o lucro apenas uma consequência que pode ou não acontecer. 
É comemorado o Dia da Família, evento organizado anualmente pela chefia do grupo, sempre com uma atividade atraente e diversificada com o objetivo de unir, divertir e comemorar a integração da família.
Em junho o GELG organiza a tradicional Festa Junina, esperada por muitos, inúmeros grupos escoteiros vem prestigiar a festa. Cerimonia aberta a comunidade, requer participação de todos os escotistas e pais do Lobo Guará.  
No final do ano, para encerrarmos as atividades, fazemos o nosso tradicional Fogo de Conselho, cerimônia praticada tradicionalmente pelos escoteiros ao final de acampamentos e de grandes eventos. Além de ser uma cerimônia de encerramento do ano, trata-se de uma oportunidade para desenvolver habilidades de comunicação em nossos jovens, momento em que eles se apresentam ao grupo todo através de esquetes e canções.  



DIRETORIA 2017-2018

Diretor Presidente
Juraci Florêncio da Silva Oliveira Costa

Diretor Vice-Presidente
Gerardo Felipe Espinoza Perez

Diretoria Métodos e Programas
Dayana das Graças

Diretoria Gestão e Adultos
Patrícia Silva Cardoso

Diretoria Administrativa
Viviane Matzenbacher

Diretoria Comunicação
Johanna Sinclair Silva

Diretoria Financeira
Jeferson Soares
Sandra Lamen Alba

Conselho Fiscal
Alexandre Peixoto Dias
Hiroya Hattori
Gilberto Ricard

CHEFES DE SEÇÃO

Alcatéia Guarazito
Johanna Sinclair

Tropa Escoteira Jaguar
Pablo Morente

Tropas Sênior Cruzeiro do Sul
Giovani Neves de Souza

Clã Pioneiro Braychurus
Paulo Satyro da Silva Neto


Mantenha-se informado!


INFORMAÇÕES GERAIS SOBRE ESCOTISMO
http://www.escotismo.org.br
https://pt.wikipedia.org/wiki/Escotismo

UEB Nacional
http://www.escoteiros.org.br

Site G.E Lobo-Guará
http://www.escoteirosdoguara.org.br

Facebook G.E Lobo-Guará
http://www.facebook.com/loboguara12ms

Instagran G.E Lobo-Guará
https://www.instagram.com/ge_loboguara


Grato, grato, gratíssimo pela atenção.